quarta-feira, 19 de maio de 2010

a tenda no festival


TENDA DA CRUVIANA
Criado na década de 1850, o município piauiense de Pedro II, 195 Km da capital, Teresina, cujo nome é uma homenagem ao Imperador do Brasil, já se chamou Matões, Pequizeiro e Itamaraty, denominações por si mesmas reveladoras do que denominamos em outro lugar de pedrossegundidade.
Um fenômeno de natureza socioeconômico-cultural que tem reforçado essa ‘pedrossegundidade’, vem ocorrendo há sete anos na Terra da Opala, que também é Terra de Mulher Bonita, Terra da Água Boa, Terra da Rede, Suíça Piauiense...Terra da Cruviana: o Festival de Inverno de Pedro II.
Tido como o evento turístico do Piauí mais divulgado nacionalmente, quando, então, durante quatros dias de junho, a população da cidade de Pedro II quadruplica e a midia televisiva do Estado, dentre outras, instala seus aparatos tecnológicos para inserções ao vivo e/ou pré-gravadas que inundam todos os telejornais da capital, fazendo com que o município se torne uma vitrine cultural e de negócios, o Festival prossegue cada vez mais sólido.
É, pois, no sentido de agregar valores que o projeto ‘Tenda da Cruviana’ surge com o objetivo de divulgar a rica diversidade da cultura pedrossegundense/piauiense durante a realização do Festival de Inverno de Pedro II - 2010, a partir dos conceitos de identidade cultural e cultura local.
Para tanto a Tenda da Cruviana realizará exposições de artes plásticas, saraus lítero-musicais, exibição de vídeos culturais, no espaço “Tenda da Cruviana”, localizado na praça de eventos Domingos Mourão e de natureza sociocultural, durante a realização do Festival-2010; divulgará na mídia local/estadual (internet, inclusive) manifestações culturais (e seus artistas) pedrossegundenses/piauienses; lançará livros, discos, fanzines, objetos de arte e artesanato etc. de autores/artistas pedrossegundenses/piauienses; fomentará o conceito de marketing inteligente com a publicização das marcas do(s) patrocinadore(s)/apoiadore(s) do espaço “Tenda da Cruviana”; e, possivelmente, oferecerá ao público a possibilidade de participar de palestras, workshops, mesas redondas com pesquisadores e artistas.
            A Tenda se instalará na praça de eventos Domingos Mourão, dias 3,4,5 e 6 de junho de 2010 e tem como organizador o professor, poeta, escritor e pesquisador pedrossegundense Ernâni Getirana.
           
                                                                Email: ernani_lima@ig.com.br
                                                                Blog: www.getirana.blogspot.com
                                                   
                  VISITE A TENDA DA CRUVIANA NO FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II - 2010

2 comentários:

Andarilho disse...

É bom saber que no periodo do festival vai ter um esaço muito legal pra conhecer a cultura da cidade. Parabéns pela inciativa!

a química e nós disse...

Caro Mestre e Professor é bom saber que ainda vivemos numa era de Gênios assim como você o é, Tenho certeza que Pedro II sente-se honrada em ter um cidadão tão brilhante, assim como eu sinto-me extremamente feliz em saber que tão brilante pessoa compartilhou parte de tão grande sabedoria comigo. Tenho certeza de que construido também de pessoas com Você este festival vai superar todas as espectativas no que se refere a sucesso.