quarta-feira, 16 de março de 2011

LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II Professor valoriza cultura local com a obra ?Lendas da Cidade de Pedro II?


Teresina-PI, 03/09/2009 - 10h17.


O professor Ernani Getirana de Lima lançou o livro ?Lendas da Cidade de Pedro II?, que é fruto de uma vasta pesquisa dentro da temática das lendas regionais com abordagem direcionada à Cidade de Pedro II. A publicação reúne nove textos reveladores sobre a história da "Terra da Opala", além de outro texto intitulado o que são lendas?, com mapas, bandeira, hino, e três poemas do autor relacionados ao município.

O lançamento aconteceu no dia 27 de agosto no Centro Cultural do Banco do Nordeste, na cidade de Pedro II, a 195 km de Teresina. O professor, que é mestre em Políticas Públicas e licenciado em Letras, com especialização na área de Linguística, além de ministrar aulas no Campus da Universidade Estadual em Pedro II é, também, escritor e poeta destacando-se por estudar a cultura local.

Em seu Blog (http://getirana.blogspot.com/), o professor também posta diversos textos relacionados a suas pesquisas e detalhes sobre sua obra. Em entrevista ao jornal Diário do Povo em Pedro II, o escritor, declarou que o livro foi a maneira encontrada de preencher uma lacuna entre duas gerações. "Minha experiência como professor me fez ver que muitos jovens não tinha conhecimento de certas histórias da época de seus pais e avós. Eu quis então assumir essa função social de juntar essas gerações com a contação de algumas histórias", afirmou.

O livro está em sua terceira edição (revista e atualizada), a primeira foi lançada a 10 anos atrás, e o resultado da persistência do professor é o surgimento de outros projetos de pesquisa na cidade baseados nos textos reunidos pelo autor. A obra pode ser adquirida na Praça da Bonele, Banca de Revista do Elson em Pedro II e nas Livrarias Universitárias em Teresina.

Por Jhussyenna Reis

Fonte: Assessoria de Comunicação

TENDA DA CRUVIANA

Nenhum comentário: